Histórico de Lutas e Conquistas no SMC
Histórico de Lutas e Conquistas no Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba - SMC
| Foto: Arquivo/SMC |
Em 2020, na Renault, realizamos 21 dias de greve que resultaram no congelamento das demissões de 747 trabalhadores, em plena pandemia. Enfrentamos a repressão policial e a pressão da empresa, que à época era dirigida pela mesma gestão que hoje está à frente da Volkswagen. Destacamos a atuação firme e decisiva do companheiro Nelsão, cuja participação foi fundamental para essa conquista.
Em 2022, não referendamos o acordo firmado em 2020 e iniciamos uma nova greve de 14 dias, que nos levou a recuperar os patamares mais altos de PLR entre as montadoras do Brasil, além de garantir o maior vale-mercado da categoria. Mais uma vez, o companheiro Nelsão esteve na linha de frente, enfrentando a polícia de peito aberto sem jamais se acovardar.
Em 2024, foram 29 dias de greve, marcados por muita luta e resistência. Nunca foi fácil, mas sempre estivemos firmes na defesa dos nossos direitos. O companheiro Nelsão esteve novamente conosco, lado a lado na batalha. Nem todas as reivindicações foram atendidas como esperávamos, mas jamais fugimos da luta.
Este relato é destinado aos companheiros e companheiras que ingressaram recentemente no sindicato, para que conheçam a trajetória de mobilização e resistência que construímos juntos ao longo dos anos.
As imagens estão nas redes...
Comentários
Postar um comentário